Relatório 10 - Recuperação de Informações

Palestrante: Marcos Gonçalves

O Palestrante abriu a palestra nos dizendo que a área de Recuperação de Informações lida com o armazenamento de documentos e recuperação automática de informação associada a eles, não importando qual o tipo de documento.

Essa área estava mais centralizada dentro de empresas e bibliotecas, até a década de 90, mas ampliou-se depois disso, com aumento exponecial do número de pessoas que tem acesso à internet, o que acarretou em um maior número de acessos à sistes de busca.

Com o aumento expressivo de usuários, os sites de busca começaram a ver a necessidade de se desenvolverem para acompanhar essa grande demanda, já que os bancos de dados se tornavam cada vez maiores, os usuários exigindo mais eficiência e qualidade na informação buscada

Hoje em dia um dos destaques em Recuperação de Informações é a ferramenta de busca Google, que associa as palavras chaves fornecidas pelo usuário à listas com resultados significantes esperando atender às expectativas do usuário.

Há muita teoria envolvendo o desenvolvimento de sistema de buscas mais modernos e a área está em constante evolução. Na UFMG é desenvolvida pesquisa na área pelo LBD (Laboratório de Banco de Dados) e pelo Laborátório de Tratamento da Informação.

Links:

  • Laboratório de Banco de Dados: aqui.
  • Laboratório para Tratamento da Informação aqui.